quinta-feira, 5 de maio de 2011

III Colóquio Afro-religioso



III Colóquio Afro-religioso - 07 a 11/06/2011

Agué e as questões ambientais

Este é o ano internacional dos afro-descendentes e do meio ambiente. Diante da importância dessas temáticas, o III Colóquio Afro-religioso as agregou. Os nomes dos orixás são mais conhecidos, por isso, este ano o Colóquio é dedicado a um vodun, Agué. No candomblé de matriz iorubana, as divindades são os orixás, no jêje são os voduns e no angola são os inkices. Nas afro-religiões, quando o Deus supremo criou as divindades, deu a cada uma delas uma parte da natureza para que cuidasse. Agué é o vodun das florestas e das folhas: foi esta a parte da natureza que coube a ele cuidar. É o vodun que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
As folhas e vegetais tem um papel importante no contexto das afro-religiões. Segundo José Flavio Pessoa de Barros, o homem africano acredita que “destruir florestas equivale a destruir os deuses que nelas habitam.” (1999, p. 11) e, no candomblé, pedras, árvores, grutas, fontes, animais, ar, terra, fogo, enfim, tudo que é natureza, é sagrado. Essa re-apresentação afro-religiosa “é a expressão concreta do princípio ecológico, pois procura exatamente a convivência harmônica com a natureza levando em conta, além dos vivos, as futuras gerações”, conforme assinala Elisa Larkin Nascimento (1994, p. 19). O candomblé é uma religião que precisa da natureza para realizar seus rituais, seus banhos, suas oferendas, por isso cuida do ambiente.
É nessa perspectiva que apresentamos o III Colóquio Afro-religioso com discussões que remetem às questões ambientais. Nosso objetivo é colaborar na compreensão de como a religiosidade afro-brasileira permeia nossa cultura e como as festas religiosas populares remetem ao conhecimento que os africanos trouxeram durante a diáspora colonial.
Convidamos a todos para participar, lembrando que o colóquio deve abordar diversas as religiosidades que tem interface com as afro-brasileiras. Teremos palestras, oficinas, mesa redonda, apresentação de trabalhos, exposições e mostra de vídeos.
O evento é destinado a professores de todos os níveis, estudantes, participantes de movimentos sociais e povo de terreiro. E a quem mais tiver interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário